Projecto de Responsabilidade Social Spirituc – Investigação Aplicada 2018

 

Spirituc Um Projecto Uma Arvore

Política de Responsabilidade Social representa, para a Spirituc-Investigação Aplicada, muito mais do que um simples compromisso assumido com as pessoas, com a comunidade ou com a defesa dos valores e direitos humanos.

Para nós, esta visão deve materializar-se no dia-a-dia também num conjunto de outras preocupações, genuínas, directamente relacionadas com o meio ambiente e protecção da natureza e é precisamente enquadrada nesta premissa que a Spirituc – Investigação Aplicada lança, no dia 21 de Março de 2018 – Dia Mundial da Árvore -, oficialmente a sua mais recente iniciativa de Responsabilidade Social Um Projecto…Uma Árvore”.

Conheça um pouco melhor a natureza e objectivos deste projecto:

 

 

Porque razão surgiu a ideia?
De acordo com dados disponibilizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF, no ano de 2017, arderam mais de 440 mil hectares de floresta e povoamentos. Face a esta catástrofe nacional, entendeu a Spirituc-Investigação Aplicada que, inevitavelmente, não poderia ficar alheia a todo este cenário de horror e que, mais do que simples palavras de circunstâncias proferidas em “tempos de dor”, seria fundamental demonstrar a nossa solidariedade contribuindo, activamente, no processo de reflorestação do território nacional. Assim, mais do que uma “ideia” ou um processo de boas intenções, Um Projecto…Uma Árvore” é, para nós, um imperativo, uma exigência.
Como irá funcionar? (Operacionalização)
A operacionalização deste projecto é simples e transparente. Por cada estudo adjudicado entre os dias 01 de Janeiro e 31 de dezembro de 2018, é compromisso de honra da Spirituc-Investigação Aplicada aqdquirir (e plantar) uma árvore de grande porte, tipicamente mais resistente ao flagelo dos incêndios (Carvalho-cerquinho, também conhecido por Carvalho Português http://www.florestar.net/carvalho-cerquinho/carvalho-cerquinho.html) o que representará, simbolicamente, o nosso contributo activo, no processo de reflorestação do território nacional.A participação neste projecto é extensível a todas as organizações (nacionais e internacionais) e a todos os projectos adjudicados – não existindo portanto nenhum valor mínimo de adjudicação exigível para que, cada projecto, represente a aquisição e plantação de uma árvore.
Quando serão plantadas as árvores?
Todas as árvores doadas no decorrer do ano de 2018 serão plantadas, num único momento, simbólico, precisamente 1 ano após o lançamento desta iniciativa – dia em que, tal como anteriormente referimos, se celebra o Dia Mundial da Árvore).

Assim, está previsto que, no dia 21 de Março de 2019, a equipa da Spirituc-Investigação Aplicada e todos aqueles que, a titulo individual, ou em representação da sua organização, se queiram juntar a nós, estão desde já convidados a participar nesta iniciativa.

Onde terá lugar a plantação das árvores?

Infelizmente, escolher um local para contribuir neste processo de reflorestação não constituiu um problema – tamanha a dimensão de áreas ardidas e a multiplicidade de Concelhos que, de Norte a Sul, foram atingidos por este flagelo. Mas a realidade é que tínhamos que optar e, por essa razão, a nossa escolha tentou basear-se em critérios “racionais” acabando por recair no distrito de Coimbra (em virtude de ter sido o distrito de todo o país que viu, em 2017, maior superfície de área ardida), na Mata do Sobral, localizada no Concelho da Lousã, Freguesia de Serpins.

Porque o nosso Laranja também deve ser Verde.

Junte-se a nós nesta causa.